Johann Heinrich Pestalozzi nasceu
em 1746 em Zurique, na Suíça. A vida e obra deste autor estiveram intimamente
ligadas à religião.
Pestalozzi |
A criança, na visão de
Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - ideia oposta à concepção de que
a função do ensino é preenchê-la de informação. Para o pensador suíço, um dos
cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de
desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às
suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, era, para
Pestalozzi, parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a
natureza - em que o método pedagógico deveria se inspirar.
Como um dos grandes pensadores da
educação Pestalozzi ficou conhecido como o teórico que incorporou o afeto à
sala de aula, para o autor os sentimentos tinham o poder de despertar o
processo de aprendizagem autônoma na criança.
Pensem nisso:
O adulto tem um intuito e uma expectativa na educação dos jovens, mas como os jovens veem o futuro? Com educar com carinho e não ser confundido com o 'não educar'?
Referências da postagem
Elaboração de projetos: guia do cursista/ Maria Elisabette
Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (orzanizadoras). –
1. Ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância,
2009. P. 15-17.
Pestalozzi. Disponível: <
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/teorico-incorporou-afeto-sala-aula-423096.shtml>
Acessado em: <31/08/2012>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário