No processo da gestão democrática é necessário avaliar como os membros da equipe estão realizando o seu trabalho e esta avaliação deve ser realizado pelo gestor. Mas como fazer?
O gestor precisa organizar momentos de feedback com sua equipe, o que não deve ser confundido com o momento de passar mais tarefas ou chamar atenção pelo desempenho. Este momento deve ser uma conversa sobre as atividades e mais, como melhor desempenhá-la.
"O feedback não pode ser um procedimento eventual,
muito menos ser usado apenas em momentos de insatisfação. Ele é um
instrumento de acompanhamento que deve constar da agenda do gestor e ter
objetivos bem definidos", explica Renata Kurth, professora do
departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio
de Janeiro (PUC-Rio).
No momento da conversa é preciso ter alguns cuidados, como escolher o local adequado e ter uma postura acholhedora, onde deve-se avaliar (não requer críticas negativas) o desempenho e ouvir as observações. O gestor precisa ter em mente alternativas para possíveis impasses na busca de comprometimento da equipe.
No momento da conversa é preciso ter alguns cuidados, como escolher o local adequado e ter uma postura acholhedora, onde deve-se avaliar (não requer críticas negativas) o desempenho e ouvir as observações. O gestor precisa ter em mente alternativas para possíveis impasses na busca de comprometimento da equipe.
Aurélio Amaral propõe 5 etapas para um bom Feedback, vejam abaixo:
1 Escolha o lugar adequado
Ouvir críticas sobre o próprio trabalho é uma situação que pode gerar desconforto. Por isso, marque uma reunião explicando qual é o assunto e escolha um local onde se possa conversar com privacidade e sem interferências.
Evite Abordar a pessoa de surpresa e em locais de movimento, como corredores e sala de professor.
2 Comece pelos pontos positivos
Reconheça o valor do profissional. Destaque as características que evidenciem a importância dele no grupo - a iniciativa de elaborar projetos didáticos, a capacidade de mobilizar os colegas etc.
Evite Ceder ao impulso de ir direto ao assunto que lhe incomoda. Analisar primeiro as qualidades indica que sua postura crítica é construtiva.
3 Aponte o que precisa mudar
Procure apresentar justificativas para as críticas, tendo cuidado de se dirigir apenas às atitudes. A um professor pouco assíduo, por exemplo, diga que as faltas atrasam o cronograma e os alunos perdem com isso.
Evite Afetar pessoalmente o interlocutor, por meio de frases como "você é uma pessoa irresponsável" ou "é difícil trabalhar com você".
4 Inverta os papéis
Pergunte se o funcionário está satisfeito com as condições de trabalho e o ambiente da escola. Peça sugestões de como melhorar os pontos em que ele julga haver falhas e sobre como você pode ajudar nesse processo.
Evite Elaborar perguntas muito amplas, que dão abertura a repostas vagas.
5 Estabeleça metas
O feedback não tem sentido se não tiver como foco resolver os problemas. Guarde por escrito as ações que devem ser colocadas em prática e peça para que a pessoa avaliada também tome notas. Por fim, agende a próxima conversa.
Evite Desconsiderar os registros das resoluções decididas nas reuniões anteriores. Eles devem ser o ponto de partida das próximas devolutivas.
Pense nisso!
Refêrencia da Postagem:
Revista Nova Escola
Ouvir críticas sobre o próprio trabalho é uma situação que pode gerar desconforto. Por isso, marque uma reunião explicando qual é o assunto e escolha um local onde se possa conversar com privacidade e sem interferências.
Evite Abordar a pessoa de surpresa e em locais de movimento, como corredores e sala de professor.
2 Comece pelos pontos positivos
Reconheça o valor do profissional. Destaque as características que evidenciem a importância dele no grupo - a iniciativa de elaborar projetos didáticos, a capacidade de mobilizar os colegas etc.
Evite Ceder ao impulso de ir direto ao assunto que lhe incomoda. Analisar primeiro as qualidades indica que sua postura crítica é construtiva.
3 Aponte o que precisa mudar
Procure apresentar justificativas para as críticas, tendo cuidado de se dirigir apenas às atitudes. A um professor pouco assíduo, por exemplo, diga que as faltas atrasam o cronograma e os alunos perdem com isso.
Evite Afetar pessoalmente o interlocutor, por meio de frases como "você é uma pessoa irresponsável" ou "é difícil trabalhar com você".
4 Inverta os papéis
Pergunte se o funcionário está satisfeito com as condições de trabalho e o ambiente da escola. Peça sugestões de como melhorar os pontos em que ele julga haver falhas e sobre como você pode ajudar nesse processo.
Evite Elaborar perguntas muito amplas, que dão abertura a repostas vagas.
5 Estabeleça metas
O feedback não tem sentido se não tiver como foco resolver os problemas. Guarde por escrito as ações que devem ser colocadas em prática e peça para que a pessoa avaliada também tome notas. Por fim, agende a próxima conversa.
Evite Desconsiderar os registros das resoluções decididas nas reuniões anteriores. Eles devem ser o ponto de partida das próximas devolutivas.
Pense nisso!
Refêrencia da Postagem:
Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário